Veja os documentos ultrassecretos que comprovam espionagem a Dilma

Neste domingo (1º), o Fantástico exibiu uma reportagem exclusiva que revelou como o maior sistema de espionagem do mundo está de olho no Brasil.
Os três documentos ultrassecretos, vazados pelo ex-analista da NSA (Agência de Segurança Nacional de Segurança dos Estados Unidos) Edward Snowden, a que o Fantástico teve acesso exclusivo estão reproduzidos abaixo.
O primeiro deles é uma apresentação secreta realizada para um público interno da própria agência. Nele, a espionagem deflagrada pela NSA contra a presidente do Brasil, Dilma Roussef, é explicada passo a passo.
O segundo documento, é outra apresentação interna que classifica os desafios na área internacional a que os Estados Unidos estarão expostos nos próximos anos. Nele, o Brasil aparece classificado como motivo de preocupação sob a rubrica: «Amigos, Inimigos ou Problemas?».
O terceiro parece ser um comunicado interno trocado entre departamentos da agência. Nele, o interesse comercial da espionagem feita pela NSA contra o Brasil fica claro.
Alguns trechos dos documentos foram rasurados a pedido de Edward Snowden e Glenn Greenwald, o jornalista norte-americano coautor da reportagem apresentada pelo Fantástico neste domingo, por conterem informações sensíveis para a segurança nacional dos Estados Unidos.
O título do primeiro documento ultrassecreto é «Filtragem inteligente de dados: estudo de caso México e Brasil».
A sigla SATC, que aparece na capa, quer dizer «Secure and Trustworthy Cyberspace», o departamento da NSA responsável por fazer da internet um ambiente seguro e confiável. O documento é datado de junho do ano passado.
Na segunda página, é mostrada a classificação de segurança do documento: TOP SECRET, ou ultrassecreto, é a classificação mais alta que os documentos da agência podem receber. Os serviços secretos aos quais é permitido o acesso ao documento estão listado: Estados Unidos, Austrália, Canadá, Grã-Bretanha e Nova Zelândia, países com quem os Estados Unidos têm acordos de parceria na área de inteligência.

Acerca de Artepolítica

El usuario Artepolítica es la firma común de los que hacemos este blog colectivo.

Ver todas las entradas de Artepolítica →

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *