«Só temos uma saída: fazer mais política», diz Lula

Você está aqui: Página Inicial / Política / «Só temos uma saída: fazer mais política», diz Lula
Info
Política
Em evento de CartaCapital, o ex-presidente criticou a hostilidade das manifestações contra os partidos políticos, para ele a «essência da democracia»
por Piero Locatelli — publicado 11/09/2013 14:39, última modificação 11/09/2013 16:01
Comments
Marcos Méndez / CartaCapital
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu nesta quarta-feira 11, durante evento promovido por CartaCapital , que é impossível construir a democracia negando existência de partidos organizados. Foi uma crítica indireta à hostilidade contra as legendas políticas manifestadas por uma parcela dos manifestantes que tomaram as ruas em junho com um discurso contra a corrupção. Em São Paulo, bandeiras dos partidos, inclusive do PT, chegaram a ser queimadas por parte dos militantes.
A declaração foi feita durante sua fala no seminário “A democracia, a paz e a justiça social no Brasil e na África”, da série Diálogos Capitais.
Segundo Lula, os partidos políticos são a essência da democracia. «Congresso Nacional tem muito político corrupto? Certamente. Mas o Congresso é a cara da sociedade. Ele é a cara da sociedade no momento da eleição.”
Lula lembrou episódios recentes em que o discurso em nome da moralidade produziu tragédias políticas históricas. “Esse país já votou em um cara da vassourinha (Jânio Quadros ), todo mundo sabe o que deu. Esse país já votou em um cara que era caçador de marajás ( Fernando Collor de Mello ), todo mundo sabe o que deu.”
O ex-presidente citou uma frase de Ulisses Guimarães segundo quem “toda vez que a sociedade começa a dizer que tem de ter uma renovação muito grande na política, o Congresso entra sempre pior”. E finalizou: “Só tem uma saída para nós: fazer mais política.”
comentários do blog alimentados pelo Disqus

Acerca de Artepolítica

El usuario Artepolítica es la firma común de los que hacemos este blog colectivo.

Ver todas las entradas de Artepolítica →

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *