‘Nenhum direito a menos, nenhum passo atrás’, diz Dilma no parlatório

Segundo presidente, orientação de mandato é que haja ‘só mais direitos’.
Ela discursou no parlatório do Planalto à multidão que acompanhou posse.
Do G1, em Brasília
A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (1°) em discurso de posse no parlatório do Palácio do Planalto que seu novo mandato será marcado por uma orientação a qual ela se referiu com a expressão “nenhum direito a menos, nenhum passo atrás”. A presidente fez pronunciamento a um público formado, principalmente, por militantes do PT. Na Praça dos Três Poderes, onde a multidão se concentrou, também havia bandeiras de partidos como PCdoB e PMDB.
«Hoje depois de 12 anos de governo popular e de grandes transformações, o povo brasileiro tem o direito de dizer como uma orientação para o meu novo mandato: nenhum direito a menos, nenhum passo atrás. Só mais direitos e só o caminho a frente. Esse é meu compromisso sagrado perante vocês. Esse é o juramento que faço perante essa praça. Viva o Brasil, viva o povo brasileiro», discursou.
Assim como havia feito momentos antes em discurso durante a cerimônia de posse no Congresso, Dilma voltou a afirmar que promoverá mudanças na economia sem afetar medidas para o desenvolvimento social.
«Assumo aqui com vocês, nesta praça, o meu compromisso de inaugurar uma nova etapa nesse processo histórico de mudanças sociais no Brasil e digo a vocês algo muito importante. Nós vamos fazer, sim, ajustes na economia mas isso sem revogar direitos conquistados ou trair nossos compromissos sociais. Fui reeleita para continuar mudando o Brasil e para continuar fazendo as mudanças que vocês desejam. E prometo: farei as mudanças», disse.
A presidente também reafirmou que manterá programas sociais implementados em seu governo e no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
«De pé e com fé, porque vamos continuar o Minha Casa Minha Vida, o Prouni, o Fies, o Ciências sem Fronteiras. Somos capazes de fazer isso porque somos um povo que garantiu emprego e salário quando o mundo desempregava e arrochava. Somos capazes de fazer isso porque nesses últimos 12 anos nós mudamos o Brasil.»
O pronunciamento ocorreu após Dilma desfilar em carro aberto pela Esplanada dos Ministérios e participar de cerimônia de posse no Congresso ao lado do vice-presidente Michel Temer. Segundo a Polícia Militar do Distrito Federal, cerca de 40 mil pessoas foram à Esplaanada. A presidente também voltou a afirmar ter compromisso com a a reforma política e melhorias nas áreas de segurança pública, saúde e educação.
«Nós vamos juntos fazer a reforma política. De pé e com fé, porque o Brasil será a verdadeira pátria educadora e os brasileiros terão acesso a educação de qualidade, da creche à pós-graduação. De pé e com a força da fé nesse país, porque vamos mudar a Constituição para permitir que o governo federal assuma a responsabilidade para melhorar a segurança pública. De pé e com a força da fé, porque vamos melhorar a nossa saúde», discursou.

Acerca de Artepolítica

El usuario Artepolítica es la firma común de los que hacemos este blog colectivo.

Ver todas las entradas de Artepolítica →

Deja una respuesta

Tu dirección de correo electrónico no será publicada. Los campos obligatorios están marcados con *